Manual do Convidado de Casamento: as 5 dicas mais importantes!

Olá, noivinhas – e querido convidado de casamento! O manual do convidado de casamento é um post importantíssimo pra você que não quer fazer feio!

Na grande maioria das vezes, a razão principal de se realizar um casamento não são os noivos; são os convidados! O sentido de fazer uma cerimônia e uma festa é reunir a família e os amigos para poderem comemorar nossa união. É pra eles que escolhemos as melhores bebidas, o melhor buffet, o local mais lindo e a melhor música. O que nós, noivos, mais queremos é que todos se sintam bem e felizes por compartilhar esse momento conosco!

Apesar de só convidarmos pessoas queridas, muitas vezes, acontecem algumas situações que desagradam tanto aos noivos como a outros convidados. E é por isso que o post de hoje é tão importante!

Claro que não são REGRAS. São convenções, baseadas em tradições de casamento, bom-senso e consideração. Se você, querido convidado de casamento, realmente estima os noivos, vale a pena lembrar desse pequeno manual do convidado para não criar situações desagradáveis.

MANUAL DO CONVIDADO DE CASAMENTO

Convidada, por favor, não vá de branco.

É tradição que somente a noiva use branco no casamento. E se a noiva quer ser a única de branco no seu próprio casamento, por que não respeitar? Seja branco, off white, nude, etc, a cor da noiva deve ser exclusiva. Ela é a estrela da festa, ela sonhou com o vestido perfeito e com a festa perfeita. Então, por favor, não vá de branco!

Claro que existem noivas que não são ligadas à tradição e nem se importam com isso (eu sou uma delas!). E também já ouvi noivas dizendo que a convidada de branco será barrada na porta. Se você não sabe com qual tipo de noiva está lindando, é melhor não arriscar, não é mesmo?

Esse vídeo é DE-MAIS! hahahaha

A confirmação de presença é importantíssima!

Muitos convidados, após receberem o convite do casamento, esquecem dele em algum canto. Não se atentam para a necessidade de confirmar a presença, seja através do site ou telefone disponibilizado. Pode reparar que, em algum cantinho do convite, vem sempre um R.S.V.P. (Répondez S’il Vous Plaî, que significa “Responda, por favor”) .

A confirmação de presença geralmente vem com uma data-limite. E é muito importante que você avise, através do canal solicitado, se você vai ou não ao evento. Muitos detalhes finais do casamento são baseadas nessas informações. Então, convidado, sempre confirmem a presença!

Obs.: Se você confirmou, e por algum motivo não poderá ir ao evento, basta dar uma ligadinha para o cerimonial, para os noivos ou enviar um e-mail. Nós, noivos, agradecemos! 😉

manual do convidado

Imagem: Reprodução

Os noivos nunca terão convite sobrando, acredite em mim…

Se tem algo que todas as noivas acham extremamente inconveniente é quando o convidado pede “convite extra”. Casamento não tem convite extra! A lista de convidados é a coisa mais difícil do mundo! Muitas vezes, deixamos de convidar pessoas super queridas, refazemos a lista inúmeras vezes, tudo para poder encaixar nas nossas condições de orçamento e tamanho da festa.

Portanto, se você foi convidado ao casamento, saiba que é querido! E não peça convite extra para o sobrinho, pro namorado da filha, ou até mesmo para o (a) namorado(a)! É uma situação super delicada e saiba que você estará deixando o casal muito constrangido.

Outra coisa: convite de casamento também não é transferível. Se o seu amigo não vai à festa, isso não significa que você pode pegar o convite dele para levar outra pessoa.

manual do convidado

Imagem: Reprodução

A cerimônia é a parte mais importante do casamento!

Se você foi convidado para um casamento, é porque faz parte da vida do casal e ele quer celebrar esse momento com você! O momento mais importante do casamento é a cerimônia. É quando são feitos os votos matrimoniais, a troca de alianças e todo o ritual.

Participe da cerimônia! Não é nem um pouco legal você pular essa parte e ir direto para a festa. E sim, as pessoas vão notar!

convidado de casamento

Momento lindo da cerimônia da querida Nana e Henrique Biaggi. Fotografia: Analu e Antonioni

Desliguem suas câmeras e celulares durante a cerimônia!

Exatamente pelo motivo acima, os noivos contratam fotógrafos (e não é barato!!!) para registrar esse momento único da vida do casal. A entrada das daminhas e pajens, que é uma fofura. A emoção do noivo. A entrada da noiva. A reação dos convidados. Tudo isso será registrado pelas lentes de um fotógrafo competente para isso.

Hoje em dia, as fotos são entregues aos noivos com muita rapidez, e você terá os melhores momentos no seu celular em poucos dias. Portanto, guardem seus celulares e câmeras, curtam o momento!

Abaixo, algumas fotos pra vocês entenderem exatamente o que eu estou falando. rs Muitas fotografias, que seriam excelentes, têm sido arruinadas pelos convidados.

manual do convidado

Imagem: ENoivado

manual do convidado

Imagem: Daniel Henrique Fotografia

manual do convidado

Imagem: Blog Wedding

Então, querido convidado de casamento, siga as dicas desse manual do convidado e será sempre lembrado pelos noivos com muito, muito carinho!

Para ficar por dentro de todas as novidades do blog, assine nossa Newsletter! Simples e rápido!

Noivinha, tem alguma outra dica que não falei aqui? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂

Deixe uma resposta