Moulage na Confecção do Vestido de Noiva

É com muito amor que inicio hoje uma série de posts contando detalhes do meu casamento! Falarei aqui sobre detalhes do planejamento, fornecedores parceiros, projetinhos DIY e muito mais! E, claro, o primeiro post tinha que ser sobre a menina dos olhos de qualquer noiva: o vestido!

Como já contei no post sobre dicas para o vestido de noiva perfeito, experimentei vários vestidos. Após pensar muito sobre as opções que eu tinha, decidi pela confecção sob medida.

Quem teve influência sobre essa decisão foram a minha mãe e a designer de moda Mariana Ferreira, do Ateliê By Mariana Ferreira. Bastou uma reunião pra termos certeza que ela era a pessoa certa para construir o meu sonho! O croqui desenhado por ela nos deixou emocionadas!

Um dos diferenciais do trabalho dela é a confecção através da técnica de modelagem conhecida como moulage. Era novidade pra mim e imagino que muitas noivinhas também não conheçam. Por isso, pedi à Mariana Ferreira para responder algumas perguntas sobre a moulage para você conhecer melhor a técnica.

Qual a importância do vestido feito sob medida para a noiva?

“A maioria das noivas tem o sonho de encontrar o seu vestido ideal, aquele que se encaixe exatamente no que ela planejou para o seu grande dia. O vestido sob medida possibilita que cada noiva possa fazer desse sonho a sua realidade. Pois a noiva consegue incorporar elementos de sua própria personalidade a roupa que será desenvolvida, criando um vestido único e especial para completar aquele momento tão importante.”

O que é e como funciona a moulage?

“A moulage é um método de modelagem tridimensional, que trabalha com um molde feito em um manequim específico para essa técnica. Diferente da modelagem plana, onde o molde é feito no papel e cortado já direto no tecido, a moulage faz primeiramente o molde no tecido e depois de todos os ajustes esse molde é transferido para o papel e cortado no tecido escolhido para a confecção da roupa.”

moulagem

Em qual tipo de tecido ela é realizada?

“Geralmente a moulage é realizada em americano cru, de tramas com espessuras mais fechadas que possibilitem o manuseio da técnica. Esse tecido é de puro algodão, não alvejado.”

Com quanto tempo do casamento ele deve ser realizada?

Para a designer de moda, o tempo ideal para começar a pensar na confecção do vestido de noiva é de 8 meses a 1 ano: “Como são muitos os preparativos e reuniões para intercalar nesse meio tempo, o legal é que a noivinha aproveite cada momento da construção do seu vestido, pois é um processo muito bacana. Ver que o vestido dos seus sonhos está saindo do papel. E para que tudo possa ser feito com destreza e bastante carinho aos detalhes, assim que a noiva decidir por fazer o vestido, já deve começar a pesquisar as referências e procurar o designer para dar início a criação.”

Quais as vantagens e desvantagens da técnica?

Mariana considera que a técnica possui comente pontos positivos, não encontrando nenhuma desvantagem: “Para vestidos com muitos recortes, decotes, transparências e que exijam perfeição aos detalhes ela é ideal pois permite com que o designer visualize corretamente as alturas exatas onde requer cada marcação, além de permitir ajustes mais perfeitos ao corpo de cada mulher.”

Ela explica ainda que o tempo é otimizado, pois diminui os riscos de imperfeições na peça: “Como é uma técnica com mais execução e processos, ela exige mais tempo para ser executada do que uma modelagem que trabalha apenas com o método plano, mas nesse ponto o tempo é compensado pela maior perfeição da peça, pois elimina possibilidades de erros durante o processo, depois que a peça já esta no seu tecido original.

siga o blog também no instagram!

Após a moulage, qual a próxima etapa da confecção do vestido de noiva?

“Após a moulage e a prova da peça piloto, as marcações feitas são retraçadas com as réguas e transferidas para o molde de papel, para que o vestido seja cortado no tecido original do vestido, já com todos os ajustes principais feitos e folgas para costura.”

Confira abaixo as fotos do nosso encontro para a moulage:

moulage moulage moulage

Eu estou adorando cada etapa do processo de confecção do meu vestido! Cada vez mais animada e vendo meu sonho criando forma. E você? Já está construindo seu vestido dos sonhos?

2 comments

  1. Flor Moreira disse:

    Olá , o meu vestido de noiva tbm está sendo confeccionado na técnica moulage , tenho certeza que ficará do jeito que eu sempre imaginei , a estilista Nathália do Nah Atelier me passou toda segurança no primeiro encontro …. ❤

    • Thais Ferreira disse:

      Ei Flor! É muito importante sentir essa segurança! Também foi muito importante pra mim! Boa sorte e conte mais sobre seus preparativos depois! Um beijo!

Deixe uma resposta