Anel de Noivado e Aliança de Casamento

Quando um casal de namorados decide que chegou a hora de pensar no casamento, pode surgir a dúvida de como passar para a próxima etapa: o noivado. Anel de noivado ou aliança? Entenda a diferença entre eles e descubra em qual caso vocês se encaixam!

O anel de noivado é a joia que simboliza o pedido de casamento. A aliança de casamento é a joia que marca o início do compromisso do matrimônio em si. Descubra quando usar cada uma das joias.

Anel de Noivado

O pedido de casamento utilizando o anel de noivado é uma tradição estrangeira, que se tornou o sonho de muitas noivinhas brasileiras. O pedido tão esperado é realizado com uma surpresa preparada pelo noivo e acompanhado de uma bela joia para marcar aquele momento. Nesse caso, o noivo não precisa usar aliança. No dia do casamento, as alianças são trocadas.

anel de noivado

Imagem: Poesie

O anel de noivado mais tradicional é a solitária, mas versões mais modernas utilizam diferentes pedras, cores e acabamentos. Não precisa ser um anel caríssimo, ok? O importante é acompanhar a personalidade da noiva que carregará aquela joia durante anos. O principal do anel de noivado é o romantismo por trás dele. Qual noiva não gostaria de uma surpresa dessas?  anel de noivado anel-de-noivado3 anel-de-noivado2 anel-de-noivado5anel-de-noivado6 anel-de-noivado7

Alianças de Casamento

alianca4 No entanto, o mais comum no Brasil, é o noivado ser marcado pela troca das alianças, que serão as mesmas utilizadas no casamento. Durante o noivado, a aliança é usada na mão direita, e passa para a mão esquerda no momento do casamento.

O ideal é que o casal de noivos escolham juntos a aliança, pois cada um pode optar por um modelo que se adapte melhor aos dedos e à personalidade.  A noiva pode querer uma aliança com pedraria e mais delicada, e o noivo preferir uma mais discreta e que se adapte melhor a largura de seu dedo. Essa escolha conjunta é importante! A aliança de noivado será a mesma que será usada após o casamento, ou seja, durante anos!

A vantagem de já utilizar as alianças de casamento durante o noivado é a economia e a praticidade. Nada impede que o noivo faça com que esse momento seja tão especial quanto o pedido com o anel.

Quando as alianças usadas durante o noivado serão as mesmas do casamento, lembre-se de levá-las a uma joalheria para polir e deixá-las brilhando no grande dia!

alianca3 alianca2 alianca1

Independente da joia, o mais importante é o significado por trás do simbolismo: a celebração do amor!

 

 

Deixe uma resposta