Organização da Casa Nova para o Casal

casal-faxina-casa

Imagem: Reprodução

Casa nova é tudo de bom, melhor ainda quando fica tudo organizado e limpinho! Cada coisa em seu lugar, tudo brilhando e cheirando a limpeza… Mas se adaptar a uma nova rotina, principalmente quando você divide a casa com o companheiro, não é assim tão simples! Às vezes, a mulher organiza tudo, e vem o marido só pra bagunçar! E vice-e-versa!

Tem um blog sobre organização que eu SIMPLESMENTE AMOOO e sempre entro quando estou precisando de um help pra me organizar com a rotina da casa: Organize sem Frescuras, da Rafaela Oliveira. Confesso que até hoje ainda não me adaptei com a organização, porque sempre que os horários de trabalho mudam, parece que vira tudo de pernas pro ar! Mas sempre entro lá pra ler as dicas e começo tudo de novo! rsrsrs Além disso, o blog tem várias dicas sobre organização de espaços, cronogramas, produtos para otimização da limpeza, enfim, tudo de bom!

O post de hoje é inspirado nas dicas do Organize sem Frescuras para o casal começar a se organizar na limpeza e arrumação da casa. Vale a pena a leitura! 😉

Passo 1: Conversa

Conversar com o seu companheiro vai ajudar a descobrir onde estão os problemas da casa. Então, é necessária uma conversa sincera para mostrar os benefícios de se manter uma casa limpa e organizada. A organização vai deixar a sua casa mais prática e você aproveita melhor o tempo. A limpeza vai deixar o ambiente muito mais saudável. O tempo que você gasta procurando as coisas que estão espalhadas poderia ser utilizadas para descansar, curtir a família, iniciar novos projetos, enfim, aproveitar a vida! A organização trará benefícios para a casa e também para você!

Passo 2: Divisão de tarefas

Faça uma lista de atividades que precisam ser realizadas para limpeza e organização da casa. Sente-se com seu parceiro e peça para ele escolher as que mais gosta de fazer ou que tem mais facilidade. Façam uma divisão justa e troque-as após um tempo pré-determinado. Para deixar os momentos de organização mais divertidos, coloque aquela sua playlist favorita pra tocar enquanto trabalha! Coloque as tarefas no papel e vá checando as tarefas concluídas. Estipule tempo para cada tarefa e veja o que funciona melhor para vocês.

divisaodetarefas

Imagem: Reprodução

Passo 3: Tire fotos

As imagens causam impacto visual. Tire fotos dos cômodos bagunçados e tire novamente com os cômodos limpos e arrumados, como um “Antes e Depois”. Duvido que vocês vão preferir a casa bagunçada! rsrs

organizesemfrescuras

Imagem: Blog Organize sem Frescuras

Passo 4: Cada objeto em seu lugar

O que mais bagunça uma casa é não ter lugar específico para cada objeto. Para organizar e manter a casa em ordem, destine lugares específicos para tudo. Pense que cada objeto ou roupa deve voltar para casa antes de você dormir. Conte com ajuda de caixas e produtos organizadores, e identifique com etiquetas o conteúdo de cada caixa. Dessa forma fica muito mais fácil devolver qualquer coisa no lugar correto, experimente!

Passo 5: Organização no ato!

O nosso tempo está sempre curto. Mas se você retirar um objeto do lugar, guarde-o imediatamente após usar. Lave a louça logo após usar. Não leva nem 5 minutos e você vai estar com a casa sempre organizada. Se preferir, pode levar um tempão depois lavando todas as louças entulhadas na pia ou guardando todas as roupas no lugar. Mas lembre-se que fazendo imediatamente, pode sobrar um tempinho no seu dia, que você pode usar pra ficar de pernas pro ar, namorar, ver TV…

Passo 6: Hábito

O hábito vem com a repetição. Procure repetir as mesmas tarefas, com disciplina, durante 30 dias e verá que a execução ficará automática! Além disso, com a prática, você gastará muito menos tempo executando cada tarefa e ficará cada vez mais motivado! Resultado? Tempo X Qualidade de vida! E a recompensa vai ficar muito clara, quando você notar que gastará muito menos tempo para ter a sua casa sempre limpa e arrumada.

opoderdohabito

Imagem do livro “O poder do hábito”, de Charles Duhigg

Dicas retiradas e adaptadas do Blog Organize Sem Frescuras, de Rafaela Oliveira. Veja o original aqui.

O que você achou das dicas? Já coloca alguma em prática? Se tiver outras sugestões, deixe nos comentários!

Salvar

Salvar

Salvar

4 comments

Deixe uma resposta