Animais domésticos: O momento certo de ter um PET

animais domésticos

Imagem: Pinterest

Assim como eu, muitas pessoas amam os animais domésticos e querem sempre ficar perto de um! Mas infelizmente, muitas coisas do dia a dia nos impedem de viver com a casa cheia de bichinhos! Antes de adotar ou comprar um animal de estimação, você deve analisar vários fatores para garantir o bem estar do animal e da sua família.

Filhotinhos são lindos! Derretem nossos corações! Mas é importante lembrar que filhotes CRESCEM! Então, lembre-se de que estamos falando de uma vida, que pode ser de mais de 15 anos e que necessitam de carinho, atenção e cuidados constantes. Não adote ou compre um animal no calor da emoção, por pena ou como presentes para a namorada ou o filho pequeno. Faça sua escolha de forma consciente!

Seguem abaixo algumas dicas para ajudar a decidir se é a hora certa de ter o seu animal de estimação:
animais domésticos

Imagem: Arquivo pessoal

Analise seu espaço

A sua casa ou apartamento deve ser um local seguro para o seu bichinho. Muros altos, telas nas janelas, portas e portões seguros. Isso vai evitar fugas, quedas, e gente má intencionada que possa maltratar o animal.

Analise sua situação financeira

Água e ração, quase todo mundo tem condição de fornecer. O lado financeiro pesa quando entram em cena consultas regulares ao veterinário, vacinas, emergências, remédios, banhos e tosas… Tenha sempre em mente que, de uma hora para outra, o seu pet pode precisar de cuidados emergenciais, o que demandam uma graninha.

Analise sua saúde e de sua família

Alergias ou outros problemas de saúde podem inviabilizar a presença de um bichinho em sua casa. Vale pensar se talvez seja melhor mantê-lo fora da casa e construir uma casinha para ele no quintal. Ou até mesmo aguardar até que chegue o momento ideal. Casais que decidem adotar pets devem lembrar que ambos devem ter responsabilidades com o animal, para que todo o cuidado não pese sobre um só! Casais sem filhos devem considerar que a família pode aumentar e levar isso em consideração na hora de decidir se terá ou não um animalzinho, para que não o abandone no futuro.

animais domésticos

Imagem: Arquivo pessoal

Analise seu tempo

Veja se terá tempo suficiente para dar atenção ao seu bichinho. Algumas raças sofrem muito com a ausência de seu humano, outras são mais independentes (mas TODAS precisam de carinho e atenção). Por isso, analise o tempo que você poderá dedicar ao seu pet para brincadeiras, passeios e carinhos. Em caso de viagens, lembre-se de que precisa arrumar um hotel especializado para ele ou alguém que possa tomar conta enquanto você estiver fora.

Analise os animais domésticos

Verifique se o temperamento do pet que deseja comprar ou adotar é compatível com os moradores da casa. Existem inúmeras raças diferentes para cada espécie: mais tranquilas, mais agitadas, mais independentes ou carentes. Claro que isso varia muito de animal pra animal, inclusive na mesma raça. Portanto, converse com a pessoa que está te vendendo ou doando para tentar descobrir mais sobre o animal em questão.

Imagem: Arquivo pessoal

Imagem: Arquivo pessoal

Importante:

Se você ama bichinhos e tem condições, você pode dar lar temporário para animais em situação de rua ou abandono. Procure uma ONG ou associação que cuida de animais para se informar melhor e ajudar! 🙂

Espero que tenha ajudado você a decidir se é ou não a melhor hora para ter o seu pet! Conte nos comentários!

Salvar

Salvar

Salvar

2 comments

Deixe uma resposta