Morar Junto ou Casar?

morar

Morar junto ou casar? (Imagem: Reprodução)

A dúvida entre MORAR JUNTO ou CASAR é bem comum nos dias de hoje, quando os casais pensam em formar família e começar uma vida a dois. Existem muitas questões a serem levadas em conta. Por isso, vim contar um pouco da minha experiência para ajudar aqueles que ainda não sabem o que fazer.

Morar Junto

Hoje em dia, o casal morar junto antes de se casar é muito mais aceito na sociedade do que antigamente. Muitos casais, inclusive, não fazem questão da bênção do padre ou de registro em cartório: dividir a casa, as contas e a vida já é o suficiente. Como em todas as questões, cada casal sabe o que funciona para ele.

O valor de uma festa de casamento pode ser equivalente a uma bela entrada em um apartamento ou 5 anos de aluguel de um apê. Por esse lado, percebe-se que a decisão de morar junto é uma questão puramente matemática. Gastar toda a grana em uma festa de uma noite só ou começar a comprar um apartamento? Quando é preciso escolher entre um e outro, a segunda opção geralmente ganha! Isso não significa que você não vá casar nunca! Mas depois, com o seu cantinho e o seu amor ao seu lado, fica mais fácil planejar e juntar dinheiro para fazer o casamento dos seus sonhos!

Você vai ouvir coisas do tipo “Se mora junto, já é casado!”, “Amigado com fé, casado é!” ou “Ih, depois que mora junto acomoda e não casa mais!”. Todos sabemos que cada caso é um caso. Existem casais que realmente desanimam de dar uma festa de casamento depois de anos morando junto, mas se for o seu sonho, não vai acontecer com você.

Morar junto implica assumir um compromisso de companheirismo, fidelidade, responsabilidade, apesar de não ser tão formal quanto o casamento. Assim como no casamento, é preciso muito amor e muita paciência para conviver diariamente com o seu parceiro. Você vai descobrir manias e defeitos que não conhecia, e ele/ela vai conhecer os seus! Mas os dois, juntos, vão descobrir as delícias de dividir cada momento com a pessoa que ama.

Casar

Muitos casais preferem se casar, para depois começar a vida a dois. Eu confesso que essa foi a minha vontade por muito tempo. Me imaginava chegando da lua de mel e indo para a nova casa, começando a nova vida tudo novidade! Mas, como eu disse, foi questão de matemática financeira, e minha vontade mudou. rs

Mesmo assim, acho que existe, sim, um certo encanto para casais que decidem se casar antes de morar junto. Compromisso feito, começa a descoberta, o conhecimento, o companheirismo de dividir toda uma vida. Não correm o risco de já haver uma rotina e não ter nada diferente após a celebração da união, como pode acontecer com casais que decidiram morar juntos antes.

Deve-se lembrar que, nesses casos, o planejamento financeiro deve ser ainda mais cuidadoso, para que o casal não comece a vida a dois já atolado em dívidas da festa de casamento e tendo que arcar com as novas contas e despesas. Começar com problemas financeiros é um perigo para a saúde do casamento.

Minha opinião

Depois de um certo tempo de namoro, vai dando aquela vontade de dormir e acordar ao lado do amor. Lembro que eu sofria nas noites de domingo, porque sabia que ia precisar atravessar toda a semana pra ficar juntinho de novo. Hoje em dia, as noites de domingo são as minhas preferidas, porque é quando arrumo a mesa pro lanche, com calma, lanchamos juntos, e sei que segunda-feira ainda vou acordar ao lado dele.

Casar, como o próprio nome do blog já diz, continua sendo o meu sonho! E enquanto caminhamos para isso aos poucos, posso continuar sendo feliz nas noites de domingo.

Pra mim, morar junto nunca foi para fazer um “test drive“. Quando decidimos nos mudar, já tinha a certeza de que era com ele que eu queria dividir tudo. Mas o casamento, cerimônia e recepção, ainda não estavam nos planos e a vontade de ficar junto foi só aumentando. E pra gente tem funcionado assim, enquanto o casório não vem.

E pra você, como funciona? Morar junto ou casar? Compartilhe com a gente!

Salvar

Salvar

2 comments

  1. Gabriela disse:

    Bem isso… Super concordo, nada de dívidas pra começar a vida a dois!!! Planejamento eh tudo sempre.. E se for o sonho do casal,as formalidades so vem pra selar o amor!!!

Deixe uma resposta